21 de abril de 2014

Rodovia Gov. Aderbal Ramos da Silva - 1996

Vista da futura Rodovia Governador Aderbal Ramos da Silva para as obras de construção do Túnel Antonieta de Barros em 1996.

Fonte: arquivo de Rudiney Gonçalves Pereira

O NOME

Aderbal Ramos da Silva era filho de João Pedro Ramos da Silva e de Raquel Ramos da Silva, neto materno de Vidal Ramos, sobrinho de Nereu Ramos e Celso Ramos. Foi um dos fundadores do Nossobanco, o Banco do estado do Paraná e Santa Catarina. Bacharelou-se em direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, em 1932. Foi presidente do diretório municipal de Florianópolis do Partido Liberal Catarinense. Foi deputado estadual (1935 – 1937, 1947 – 1951 e 1955 – 1959). Governador de Santa Catarina assumiu o governo em 26 de março de 1947. O estádio de futebol de propriedade do Avaí Futebol Clube, de Florianópolis, foi nomeado de Estádio Aderbal Ramos da Silva (popularmente chamado de Ressacada) em homenagem ao ex-governador, torcedor do clube.

Antonieta de Barros nasceu em 11 de julho de 1901 e foi a primeira mulher a integrar a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Educadora e jornalista atuante, teve que romper muitas barreiras para conquistar espaços que, em seu tempo, eram inusitados para as mulheres – e mais ainda para uma mulher negra. Deu início às atividades como jornalista na década de 1920, criando e dirigindo em Florianópolis, onde nasceu, o jornal A Semana, mantido até 1927. Na mesma década, dirigiu o periódico Vida Ilhoa, na mesma cidade. Como educadora, fundou o Curso Antonieta de Barros, que dirigiu até a sua morte, em 1952, além de ter lecionado em outros três colégios. Manteve intercâmbio com a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino e, na primeira eleição em que as mulheres brasileiras puderam votar e receberem votos, filiou-se ao Partido Liberal Catarinense, que a elegeu deputada estadual. Tornou-se, desse modo, a primeira mulher negra a assumir um mandato popular no Brasil, trabalhando em defesa dos diretos da mulher catarinense.

Nenhum comentário: